sábado, 7 de dezembro de 2013

Bolo de azeite e mel ( Beira Baixa)

...esta receita eu guardo com mt carinho por me ter sido dada pela mãe do meu marido há já 40 anos... na altura, este bolo era cozido no forno de lenha, onde também se cozia o pão... e era comido quase de imediato,  acabado de sair do forno, pela sua delicia!...
eu gosto particularmente desta zona,  não só pela sua beleza, como também por ser o local eleito para passar férias, pela sua paz e tranquilidade e ser o local onde consigo abster-me de todas as preocupações, além de todos os  bons "sabores" que existem por lá!...

Ingredientes:

8 ovos
200 gr de açúcar amarelo
2 dl de mel

2 dl de azeite
1 c. sobremesa de canela em pó
Sumo e raspa de 1 laranja
250 g de farinha
                                   
Modo de Preparação

Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o mel, o azeite, a canela, a raspa da casca da laranja.À parte bata as claras em castelo e junte o açúcar peneirado a pouco e pouco, batendo até se obter uma massa consistente
Misture cuidadosamente o preparado anterior com as claras. Por fim, adicione a farinha previamente peneirada.
Coloque a massa numa forma bem untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno aquecido préviamente, em temperatura média alta. Verifique a cozedura com um palito para não cozer demais.

(Receita de Maria Emilia Campos Figgueira- Confecção e Foto de mcamposhenriques)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, sobre este blog